Segundo o Gartner, empresas vão precisar de engenheiros de IA para desenvolver aplicações habilitadas pela tecnologia
A inteligência artificial generativa (GenAI) criará papéis na área de engenharia de software e operações, exigindo que 80% dessa força de trabalho desenvolva novas habilidades até 2027. É o que indica uma nova pesquisa do Gartner, segundo a qual a GenAI vai transformar o papel dos engenheiros.
“Alegações ousadas sobre o potencial da IA geraram especulações de que ela poderia reduzir a demanda por engenheiros humanos ou até substituí-los completamente”, diz em comunicado Philip Walsh, analista do Gartner. “Embora a inteligência artificial transforme o papel dos engenheiros de sistemas no futuro, a experiência e a criatividade humanas sempre serão essenciais.”
Segundo os analistas do Gartner, a IA vai alterar o papel da engenharia de software em três momentos. Primeiro, no curto prazo, vão gerar aumentos modestos de produtividade, complementando padrões de trabalho e tarefas dos desenvolvedores. Profissionais sêniores em empresas com práticas de engenharia maduras terão maiores vantagens.
No médio prazo, os agentes de IA transformarão os padrões de trabalho dos desenvolvedores, permitindo que automatizem e deleguem mais tarefas. Nesse contexto surgirá o que a consultoria chama de “engenharia de software nativa de IA”, quando a maior parte dos códigos será gerada por IA, não por humanos.
No longo prazo, surgirá a “engenharia de IA”. É um momento em que as empresas vão precisar de ainda mais engenheiros de software qualificados para atender à crescente demanda por sistemas habilitados para a IA, diz o Gartner.
“Desenvolver um programa com inteligência artificial exigirá uma nova geração de profissionais de software: o engenheiro de IA”, diz Walsh. “[Ele] possui uma combinação única de habilidades em engenharia de software, ciência de dados e IA/ aprendizado de máquina, que serão muito procuradas.”
Uma pesquisa do mesmo Gartner com 300 empresas dos Estados Unidos e do Reino Unido indica que 56% dos líderes de desenvolvimento de software classificaram o engenheiro de IA/machine learning como a função a ser mais demandada já em 2024, apesar da lacuna de habilidades disponíveis no mercado.
Fonte: https://itforum.com.br/noticias/ia-gen-novas-habilidades-80-engenheiros-software/